Apresentação

Caro visitante,


Seja bem vindo ao blog do Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência - NEEV. Com sede nas dependências do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado – LESCE, o NEEV vincula-se à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX/UENF) como Programa de Estudos da Exclusão e da Violência e reúne pesquisadores (professores, técnico e estudantes) da UENF e de outras universidades. Fundado no ano 2000, o NEEV ficou um largo tempo desativado e foi reestruturado em 2008, recomeçando suas atividades. 

As pesquisas desenvolvidas visam reunir, sistematizar e comparar informações e dados sobre a temática da exclusão e da violência, com ênfase nas práticas institucionais de administração de conflitos. Entre as questões focadas têm destaque as que se referem às relações inter-étnicas e de gênero.

O NEEV reúne professores, alunos de graduação e de pós-graduação, o que tem permitido debates e trocas de informações num convívio acadêmico que proporciona crescimento intelectual de seus participantes e o aprofundamento das questões abordadas. A participação conjunta em eventos científicos e fóruns de caráter social tem dado visibilidade às atividades desenvolvidas e proporcionado a interação entre a universidade e a sociedade. Atualmente o NEEV conta com 21 pesquisadores associados: 04 professoras doutoras, 05 doutorandos, 07 mestrandos e 05 graduandos.

A sede do Núcleo correspondia, até o ano de 2010, somente à sala da coordenadora, professora titular do CCH. Mas, a partir de 2011 o espaço foi ampliado, com a anexação de mais um gabinete, graças a recursos oriundos do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT-InEAC. A vinculação ao InEAC proporcionou  ao NEEV uma rede de parcerias nacionais e  internacionais, ampliando sua capacidade de captar recursos para pesquisa.



-------------------------------------------------------------------------
CCAB
O  Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira -CCAB foi criado em dezembro de 1995, na Casa de Cultura Villa Maria, então sob a direção de  Jorge Luís Muylaert.  O centro foi efetivamente implantado em 21 de Março de 1996, Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial, com o objetivo reunir o maior número informações possíveis sobre a influência africana na cultura e na sociedade brasileiras; apoiar e preservar o patrimônio cultural afro-brasileiro da região norte e noroeste fluminense; criar um acervo bibliográfico, musical e de vídeo; estimular pesquisa; fomentar discussões e promover eventos sobre a cultura afro-brasileira.

Em agosto de 1998, o CCAB foi transferido para o CCH, sob a coordenação da Profª Lana Lage, continuando a realizar as atividades previstas desde sua criação, entre as quais se destacou, ainda nesse mesmo ano,  um levantamento das obras sobre história e cultura afro-brasileiras encontradas nas bibliotecas campistas. Também foi iniciado o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Extensão O Negro no Norte Fluminense: história, cultura e relações sociais, composto por três sub-projetos. O primeiro, intitulado O Jongo no Norte Fluminense, visava analisar  o papel do jongo como elemento formador de identidade e espaço de construção de solidariedades entre a população afro-descendente da região. O segundo, Estratégias de Combate ao Racismo em Campos, objetivava estudar o movimento negro em Campos, resgatando os processos de sua formação, analisando suas estratégias de combate ao racismo e buscando compreender os limites e a eficácia de sua atuação. Por último, o Projeto de Extensão Curso de Capacitação em História e Cultura Afro-brasileiras, realizado em fevereiro de 1999, em parceria com a  Secretaria Municipal de Educação de Campos e a  Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, procurava capacitar 150 professores da rede municipal de Campos para o cumprimento da Lei Municipal N° 5.428/93, que obrigava a prefeitura a incluir os estudos afro-brasileiros nos currículos escolares.

Entre outras atividades, foi realizado ainda um Projeto de Extensão intitulado Meninos da Villa, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF e com o CRIAM/DEGASE de Campos, com o objetivo de oferecer atividades culturais e profissionalizantes ligadas à cultura afro-brasileira para meninos de rua frequentadores da Casa de Cultura Villa Maria e adolescentes infratores (2001).

Após um tempo desativado, o CCAB foi reestruturado a partir de março de 2010, reiniciando suas atividades com os projetos de pesquisa Administração institucional de conflitos envolvendo discriminação ou intolerância étnica racial e religiosa em Campos dos Goytacazes,  vinculados ao  Projeto A crença na igualdade e a produção da desigualdade nos processos de administração institucional dos conflitos no espaço público fluminense: religião, direito e sociedade, em uma perspectiva comparada contemplado no Edital FAPERJ – Humanidades/2009, desenvolvido no âmbito do Instituto  de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos.